Hepatite aguda em portugal

hepatite aguda em portugal

O que é uma hepatite aguda?

Uma hepatite aguda é uma inflamação do fígado, quando um vírus entra pela primeira vez no ser humano e provoca alterações no fígado, explica o diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais.

Por que as autoridades portuguesas estão alertadas para casos de hepatite aguda grave?

Diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais garante que autoridades portuguesas estão informadas e alerta para eventuais casos da hepatite aguda grave que já foi diagnosticada em quase uma centena de crianças a nível europeu. Origem da doença não foi identificada e os sintomas confundem-se facilmente com os de outras doenças

Quais são as causas da hepatite?

O contágio é feito pelo contacto com sangue contaminado ou fluidos sexuais. Embora não exista vacina para este tipo, uma vez que o mesmo só pode infetar doentes com tipo B, a imunização contra a hepatite B previne igualmente a infeção por este vírus.

Quais são as formas de contágio da hepatite?

Descoberta recentemente, a G é transmitida, sobretudo, pelo contacto sanguíneo. As formas virais, mais comuns, são responsáveis por milhares de casos em todo o mundo.

Qual a diferença entre hepatite aguda e crónica?

Hepatite aguda - o termo hepatite aguda é usado quando os sintomas possuem uma duração inferior a 6 meses. Hepatite crónica - o termo hepatite crónica é uma perturbação inflamatória do fígado, cuja duração é superior a 6 meses, isto é, quando é persistente no tempo.

Como tratar hepatite aguda?

Conheça os exames que avaliam o fígado. O tratamento para hepatite aguda varia de acordo com a causa da inflamação, podendo ser recomendo pelo médico repouso, aumento do consumo de líquidos, suspensão do consumo de bebidas alcoólicas e alimentação leve, equilibrada e pobre em gordura.

Quando a hepatite aguda é grave?

Apesar de não ser comum, qualquer hepatite aguda pode se tornar grave, principalmente quando não é detectada de forma precoce e quando o tratamento não é iniciado adequadamente.

Quais são os sintomas da hepatite B aguda?

Os sintomas na hepatite B aguda são semelhantes a uma gripe e na maioria dos casos é uma infeção auto-limitada que não necessita de tratamento. No entanto, cerca de 5% dos doentes evoluem para hepatite B crónica.

Qual é o tratamento da hepatite?

Qual é o tratamento da hepatite? A hepatite tem cura e geralmente é preciso deixar com que o corpo do paciente se cure naturalmente, dando remédios que tratam somente dos sintomas dessa condição, como a dor abdominal. Existem medicamentos para hepatite A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus.

Quais as hepatites virais?

O vírus da hepatite C é, por exemplo, muito mais parecido geneticamente com o vírus da dengue do que com os das outras hepatites. As hepatite virais devem ser encaradas como doenças diferentes, com tratamento e prognósticos distintos, mas que apresentam em comum o fato de serem vírus que causam hepatite.

Quais são os fatores de risco para ter uma hepatite?

Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite. O que é hepatite?

Quais são os sintomas da hepatite B?

Porém, quando manifesta, os mais comuns são: Fezes esbranquiçadas. Muitas vezes a hepatite B não apresenta sintomas e só é descoberta anos após a infecção, quando pode ter evoluído para cura espontânea ou para um quadro crônico, possivelmente com cirrose ou câncer de fígado.

Postagens relacionadas: