Ferritina valores de referência

ferritina valores de referência

Qual o valor da ferritina?

Qual é o nível normal de ferritina no exame de sangue? Dra. Nicole Geovana. Medicina de Família e Comunidade. O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa.

Quais são as características clínicas da ferritina?

Quando os níveis de ferritina no organismo estão abaixo do normal, é comum que o indivíduo sinta, assim como no excesso, fraqueza, dor de cabeça, fadiga e cansaço. Outras características clínicas também podem ocorrer como irritabilidade, perversão do apetite (vontade de comer diferentes substâncias, como terra) e síndrome das pernas inquietas.

Como é feito o exame de ferritina?

O exame de ferritina é principalmente indicado pelo médico para avaliar os níveis de ferro no organismo e, por isso, costuma ser indicada a sua dosagem juntamente com a dosagem de ferro sérico, transferrina, em alguns casos, e com a realização do hemograma.

Como estão os níveis de ferro e ferritina de um paciente?

Para saber como estão os níveis de ferro e ferritina de um paciente, o médico pode solicitar um exame de dosagem de ferritina caso um exame de rotina – como um hemograma, por exemplo – apresente alguma anomalia. Isso pode acontecer caso o resultado hematócrito de um exame de sangue aponte índices muito baixos ou muito elevados de hemoglobina.

Qual a função da ferritina?

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado responsável pelo armazenamento do ferro no organismo, que é fundamental para a formação da hemoglobina e das hemácias.

Qual é o valor de referência da ferritina?

O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa. A ferritina é uma proteína responsável pelo armazenamento do ferro dentro das células do nosso organismo.

Por que a ferritina é alta?

A obesidade e a síndrome metabólica são reconhecidamente doenças que cursam com aumento da atividade inflamatória no organismo, por isso é comum que tais pacientes tenham aumento da ferritina em seus exames. Como quase metade da população está acima do peso, explica-se em parte essa “epidemia” de ferritina alta.

Qual é o nível normal da Ferritina no exame de sangue?

Dra. Nicole Geovana O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa.

Ferritina baixa é grave? Quais os sintomas? Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson Depende. A ferritina baixa é um sinal de falta de ferro e pode ser grave, dependendo da sua causa. Se for provocada, por exemplo, por um sangramento, é considerada uma condição grave.

Qual a função da ferritina?

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado responsável pelo armazenamento do ferro no organismo, que é fundamental para a formação da hemoglobina e das hemácias.

Por que a ferritina aumenta no sangue?

A covid-19, doença causada pela infecção por um coronavírus, leva a aumento da ferritina no sangue sem que isso signifique excesso de ferro (sendo um exemplo de elevação por reação de fase aguda). Em alguns casos, o que é mais raro, a elevação da ferritina indica que o organismo está absorvendo mais ferro dos alimentos que as demais pessoas.

Quais são os sintomas de ferritina baixa?

Sintomas de ferritina baixa: Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.

Quais são os níveis adequados de ferritina?

Caso a determinação de ferritina mostre-se necessária, é sempre bom saber quais são os níveis adequados desta proteína em nosso organismo. A concentração adequada de ferritina sérica deve ser de 30 a 300 ng/mL (67,4 a 674.1 pmol/L) em adultos. Para homens adultos, a média é de 88 ng/mL (197,7 pmol/L).

Postagens relacionadas: