Ecografia obstétrica

ecografia obstétrica

O que é e para que serve a ecografia?

O exame de ecografia pode ser realizado também noutros órgãos ou áreas para além dos já anteriormente mencionados. Pode ser realizada, por exemplo, para a avaliação cervical, glândulas salivares ou testículos (escrotal), entre outros. Aplicações especiais da ecografia

Qual a importância da ecografia do segundo trimestre?

A ecografia do segundo trimestre ou ecografia morfológica (20-22 semanas) permite-nos: Medição do doppler das artérias uterinas (vasos maternos) para determinação de risco de aparecimento de pré-eclâmpsia. A ecografia do terceiro trimestre (30-32 semanas) permite-nos:

Qual a importância da ecografia abdominal?

A ecografia abdominal ou eco abdominal está indicada, sobretudo, na avaliação do fígado, vesícula e vias biliares. As queixas mais frequentemente associadas são a dor abdominal e o enfartamento. Para além destes órgãos, permite também avaliar o baço, pâncreas e se existe líquido intra-abdominal. Saiba, aqui, tudo sobre ecografia abdominal.

Qual a importância da ecografia para o feto?

A Ecografia Obstétrica é um exame complementar de diagnóstico, útil e imprescindível na vigilância de todas as grávidas. Serve para supervisionar a evolução da gravidez, o bom desenvolvimento fetal e detetar eventuais anomalias no feto.

Quais são os tipos de ecografia?

Cada tipo de ecografia ou ultrassom possui um preparo diferente e em algumas não é necessário nenhuma preparação. Em geral, os exames abdominais e pélvicos demandam que o paciente mantenha a bexiga cheia, pois ajuda a visualizar melhor os órgãos e estruturas nesta região.

Como é realizada a ecografia?

A ecografia é realizada por um médico radiologista que, enquanto executa o exame, vai observando, interpretando e recolhendo as imagens, de modo a que, depois, seja possível produzir um relatório final. Caso haja algum problema, serão reportadas alterações relevantes ou suspeitas de alterações revelantes no estudo ecográfico.

Quais são os usos recorrentes das ecografias?

Outro uso recorrente das ecografias é como guia de punções e de biópsias ou como auxiliar na administração de medicamentos, como acontece nas infiltrações musculares ou articulares. A preparação para a ecografia varia em função do tipo de ecografia em causa.

Qual a diferença entre ecografia e tomografia?

Enquanto a ecografia é um exame que não requer qualquer tipo de radiação, a tomografia é um tanto quanto diferente, já que é o raio X que fará as imagens para o médico. Apesar de ter surgido somente na década de 70, a tomografia já evoluiu consideravelmente.

Podem ser realizadas em qualquer altura da gravidez, porém para uma melhor visualização da cara fetal a sua realização é aconselhada por volta das 26-28 semanas. Quando realizar ecografia?

Quando fazer a ecografia do bebé?

O que é e para que serve a ecografia abdominal infantil?

A ecografia abdominal infantil está indicado na avaliação dos mesmos órgãos do que nos adultos, não precisando de proteção específica. Ao contrário de outros exames que utilizam radiação ionizante, como por exemplo a tomografia computorizada (TC ou TAC), a realização de ecografia abdominal durante a gravidez não constitui uma contra-indicação.

Como fazer a ecografia abdominal?

Como já adiantámos, para fazer a ecografia abdominal deve cumprir, no mínimo, 6 horas de jejum, durante as quais apenas pode beber água, estando proibido de ingerir café ou de fumar. À semelhança do que acontece com as restantes ecografias, a ecografia abdominal também é um exame simples e seguro.

Qual a importância da ecografia obstétrica?

Confira, abaixo, todas as informações. A ecografia, também conhecida como ultrassonografia, consiste em um exame que faz uso de propriedades dos ultrassons para avaliação de estruturas anatômicas do corpo humano.

O que é e para que serve a ecografia?

O exame de ecografia pode ser realizado também noutros órgãos ou áreas para além dos já anteriormente mencionados. Pode ser realizada, por exemplo, para a avaliação cervical, glândulas salivares ou testículos (escrotal), entre outros. Aplicações especiais da ecografia

Postagens relacionadas: