Poemas de bocage

poemas de bocage

Quais são os temas da obra de Bocage?

A obra de Bocage está repleta de lirismo, erotismo, individualismo e sátiras, com uma linguagem neoclássica, ou seja, clara, abreviada, correta e pomposa. Os temas mais explorados são: bucólicos, pastoris e da mitologia clássica.

Quais são as principais características de Bocage?

Bocage assume uma perspectiva individual (ao invés de um universalismo clássico) ao tratar dos sentimentos humanos, sempre permeado pela concepção fatalista, que é uma característica dos escritores pré-românticos. Sua linguagem apresenta construções em primeira pessoa, evidenciando ações sobre o “eu”.

Qual a relação entre Bocage e Camões?

Bocage compara sua vida à de Camões (o autor gostava de construir esse paralelismo biográfico com seu antecessor), tematizando os infortúnios experimentados por ambos e trazendo a morte como o único destino certo de todos. Comeu, bebeu, fodeu, sem ter dinheiro”.

Quem é a namorada de Bocage?

Mas ai! Que em vão suspiro, em vão No soneto anterior, Bocage faz uso das convenções neoclássicas: denomina sua amada de Anarda e a si de Elmano. Na primeira estrofe, confessa seu amor pela linda Anarda e pede-lhe um riso como consolo ao amor que sente.

Quais são as características da obra de Bocage?

A obra de Bocage contém poesia lírica e satírica. Sua obra lírica aborda desde os temas convencionais do Arcadismo até os temas do movimento pré-romântico, sobretudo a última fase de sua poesia, que é marcada pelo arrependimento e pela autopiedade.

Quais são as características da poesia de Bocage?

Características Românticas que podem ser encontradas na poesia de Bocage: · Emotividade (expressão da emoção em oposição à razão que o persegue); · Individualismo e egocentrismo (expressos por meio da autopiedade);

Qual a importância do nome Bocage para a poesia portuguesa?

Sua poesia individualista e pessoal foi uma antecipação do que seria a poesia romântica do século XIX. Além de sonetos, Bocage compôs elegias, odes, fábulas e cantatas. Escreveu, também epigramas e sessenta e nove sonetos satíricos, onde a caricatura é marca fundamental.

Qual a relação entre Bocage e Camões?

Bocage compara sua vida à de Camões (o autor gostava de construir esse paralelismo biográfico com seu antecessor), tematizando os infortúnios experimentados por ambos e trazendo a morte como o único destino certo de todos. Comeu, bebeu, fodeu, sem ter dinheiro”.

Qual a diferença entre os sonetos de Camões e os de Bocage?

O amor apresentado em Camões transcende qualquer ciência, ele nasce, cresce e se multiplica, ocupando espaços maiores ou menores, mas sempre edificado com o que há de mais nobre no espírito e no coração do ser humano. Então, tanto os sonetos se Camões como os de Bocage falam de sentimentos, entretanto colocam um enfoque distinto.

Quais são as características de Bocage?

Outra característica evidente é a confissão plena dos sentimentos e emoções que agitam seu íntimo, numa atitude individualista e profundamente pessoal, que recusa o controle da razão. É o triunfo da paixão e da sensibilidade. O sentimentalismo expresso na obra de Bocage deixa em evidência o predomínio da solidão.

Quais são os sentimentos de Bocage?

Existe o triunfo dos sentimentos nos versos de Bocage, fazendo com que a paixão seja algo alucinante, além da imaginação, habitando no mundo da fantasia, sendo isto provocado pelos impulsos do espírito que deseja o ser amado, cultivando o amor ideal e o sentimento trágico e melancólico.

Qual a importância da imaginação para a obra de Camões?

Segundo Eduardo Portella a imaginação organiza a multiplicidade, compõe a unidade, e daí resulta a obra (1985, p.31). Assim, Camões representa toda a sua genialidade em sua obra, como uma artista que transforma as palavras em expressão revolucionária do que é inusitado. Que mais deseja o corpo alcançar? Pois consigo tal alma está liada.

Postagens relacionadas: